Get In Touch
541 Melville Ave, Palo Alto, CA 94301,
ask@ohio.clbthemes.com
Ph: +1.831.705.5448
Work Inquiries
work@ohio.clbthemes.com
Ph: +1.831.306.6725

10 perfis literários inspiradores para acompanhar pelo Instagram

No dia do(a) leitor(a) – 07 de Janeiro – eu fiz um post comemorativo no meu Instagram pessoal, recomendando perfis que promovem o livro, o hábito da leitura e a literatura de através de diferentes expressões, abordagens e conteúdos. Logo abaixo, eu reproduzo um post interessante de cada um desses 10 perfis que acompanho e recomendo. Bora conhecer?

1.PITCH LITERÁRIO
Perfil onde a Relações Públicas e blogueira curitibana, Lorraine Dias, compartilha as leituras que faz e os eventos e novidades literárias que acompanha. A iniciativa é convergente com site, Facebook e Twitter.


2. LEIA MULHERES NEGRAS
Projeto que busca contribuir na visibilidade da produção literária de mulheres negras. A iniciativa é da poeta que cursou Letras na USP e mestranda Bianca Gonçalves.

https://www.instagram.com/p/BmMrnEeFhA4/


3. LEIA INTELECTUAIS NEGRAS
Grupo de estudos criado pela estudante de psicologia Mayara Santiago, destinado ao estudo de intelectuais negras para que possamos ter conhecimento de abordagens e produções teóricas de mulheres pretas sobre questões de raça, classe e gênero que muitas vezes o currículo da universidade não aborda.

https://www.instagram.com/p/BiE86wLnzW4/

 


4. LEIA MULHERES CWB
Grupo de leitores(as) que incentiva a leitura mensal de obras femininas em Curitiba (PR). Para 2020, o coletivo já tem a lista de livros a serem lidos de Janeiro a Junho! Encontros são marcados para dialogar presencialmente sobre as obras. No post abaixo é possível ver as indicações de leitura do primeiro semestre deste ano.

 


5. LEIA MULHERES
Iniciativa nacional que mobiliza a criação de grupos locais de leitura, por todo o país, incentivando que mais pessoas tenham contato com a leitura de autoras. Em seu site, publicam entrevistas com escritoras brasileiras, programação do Leia Mulheres em cidades diversas do Brasil e matérias sobre escritoras nacionais e internacionais.

 


6. LER ANTES DE MORRER
Perfil que converge com o canal de Youtube que possui o mesmo nome e já conta com mais de 300 mil inscritos. A iniciativa é da booktuber Isabella Lubrano, formada em direito e em jornalismo, que converge com Twitter e Facebook.


7. BOOKSTER
Perfil em que o advogado Pedro Pacífico compartilha dicas de leitura, oportunidades que nascem a partir de suas parcerias e publicidades, algumas coisas do seu cotidiano – viagens, participação no TEDx ET. – e sorteios.

 


8. LITERATURE-SE
Converge com o Twitter, Facebook e o canal da booktuber  e aluna de Estudos Literários na Unicamp, de Jundiaí (SP), Mell Ferraz. Além de compartilhar as leituras que faz, também traz conteúdos das suas participações na Flip – Feira Literária de Parati, nos encontros do Leia Mulheres de Jundiaí e sorteios.

 


9. LEIA FEMINISTAS
Iniciativa com base em Fortaleza (CE), que é organizado por três garotas: a arquiteta Ingrid Peixoto, a designer de moda Amanda Benevides e a escritora e atriz Nádia Camuça. Através do Google Drive, vários livros do clube sobre teóricas feministas são disponibilizados gratuitamente em formato PDF.

 


10. O NAVEGANDO
O perfil converge com o canal de Youtube que leva o mesmo nome no Instagram, mas também tem site, Twitter e Facebook. Inseri na lista pois o conteúdo é segmentado pra quem gosta de literatura de horror, suspense, fantasia e ficção científica. A iniciativa é do paulista Bruno Neute Borges.

Author avatar
Diego Henrique da Silva Alves
https://diegosilva.universoeducom.org
Jornalista, Educomunicador, Mestrando em Comunicação pela UFPR. Cofundador do coletivo Parafuso Educomunicação e do portal Universo Educom.

Post a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

We use cookies to give you the best experience.