Adolescentes e jovens de várias regiões brasileiras aceitaram o “desafio relâmpago” de enviar sugestões ao #ObservatórioONU – iniciativa da Organização das Nações Unidas – sobre como governos e sociedade podem promover a participação política e social de adolescentes mundo afora! A ação foi efetivada no dia 05 de Janeiro (um domingo), prazo final para envio das contribuições dos(as) participantes.
O então adolescente sergipano Vítor Alves publicou uma chamada em seu Instagram, convidando adolescentes e jovens de todo o Brasil a responderem um formulário dando suas opiniões sobre a participação social de crianças e adolescentes em processos de decisão e em assembleias pacíficas. Inicialmente, os(as) interessados(as) precisavam entrar no grupo de Whatsapp criado pelo Vítor, para então receberem as instruções e conseguirem baixar o formulário com as perguntas que precisavam ser respondidas.
Ao todo, 10 formulários foram preenchidos e enviados aos organizadores(as) da iniciativa, contendo exemplos de boas práticas de promoção da participação democrática juvenil em diferentes territórios, bem como ideias e sugestões de como adolescentes e adultos podem se somar a esses esforços.
A foto que ilustra o destaque desta matéria contém as imagens das pessoas que contribuíram com propostas que foram enviadas aos organizadores(as) da consulta. Bora conhecer quem é quem?
1. Camila Kellen Paz de Carvalho;
2. Matheus Eduardo Marques Dos Santos;
3. Anália Vitória Costa Ferreira;
4. Luís Vinícius Monteiro da Silva Soares;
5. Giovanna Cristina da Silva Barbosa;
6. Kaue Grotto;
7. Vítor Cardoso Alves;
8. Guilherme Muniz de Oliveira;
9. Marcelo Natal Borges de Jesus Filho;
10. Diego Henrique da Silva Alves.
Em breve, quero voltar aqui pra compartilhar com você a íntegra do conteúdo que enviei para a Convocatória enviada à ONU. Você vai poder baixar o conteúdo completo em formato PDF 😉