O CEJUV PR – Conselho Estadual da Juventude do Estado do Paraná publicou, na última sexta-feira (05/062020), uma nota assinada por dois membros(as) da estrutura do Conselho (um conselheiro da cadeira dos movimentos étnico-raciais e uma estagiária que compõe o corpo técnico de apoio aos conselheiros/as), em suas redes sociais. A ideia de se manifestar sobre o tema partiu da Comissão de Comunicação, Mobilização e Articulação do CEJUV, que envolveu parceiros e conselheiros(as) para viabilizar essa ação.
Leia a nota completa abaixo.
A cada 23 minutos, um jovem negro é assassinado no Brasil. Uma vida perdida, um futuro que se foi, o amor de alguém.
O racismo se tornou um dos maiores assuntos do momento, principalmente pelo assassinato de George Floyd, um homem negro, de 46 anos, que foi sufocado por um policial branco até a morte nos Estados Unidos.
O caso gerou uma onda de protestos que se espalhou pelo país e chegou até o Brasil. Quando pensamos no racismo aqui, uma série de questões vem à tona, visto que ele está enraizado há tempos na nossa história.
É necessário cada vez mais nos mobilizarmos contra o racismo, que está tão presente em nossa sociedade.
Nelson Mandela já dizia: “Ninguém nasce odiando o outro… se odeiam é porque foram ensinados. Se podem aprender a odiar podem aprender amar.”
Lutamos contra o racismo todos os dias, buscando diminuir a desigualdade social e ampliar a conscientização da juventude paranaense.
Vidas negras importam, e o Conselho Estadual de Juventude apoia todo tipo de manifestação não violenta em prol da dignidade humana.
DANIEL MACIEL
Conselheiro Estadual de Juventude do Paraná;
Cadeira de Movimentos Étnico-Raciais;
JDC – Juventude do Partido da Democracia Cristã.
NATHÁLIA GONÇALVES PRADO
Estagiária de Comunicação Social – Jornalismo;
Integrante da Comissão de Comunicação, Mobilização e Articulação do CEJUV-PR;
Coordenação de Políticas Públicas para a Juventude da SEJUF-PR.