A Comissão Organizadora da 4ª Conferência Estadual de Juventude publicou na quarta-feira (18/03/2020) uma resolução que suspende, por tempo indeterminado, a realização das etapas municipais, intermunicipais, estaduais e nacional das Conferências de Juventude. De maneira muito direta, o documento aponta que a Resolução se dá por levar em conta a situação mundial instalada no enfrentamento à pandemia do coronavírus e as recomendações expressas em dois documentos do Governo Federal: uma portaria do Ministério da Saúde e Instruções Normativas da Secretaria Geral da Presidência da República.
Clique na imagem para fazer o download da Resolução n° 4 de 18 de Março de 2020.
A decisão de suspender as conferências também foi anunciada na noite do dia, através de uma transmissão ao vivo realizada no canal de Youtube da 4ª Conferência Nacional de Juventude. Durante os 20 minutos de vídeo, a Secretária Nacional de Juventude, Jayana Nicaretta da Silva, e o Presidente do CONJUVE – Conselho Nacional de Juventude (que também é presidente da Comissão Organizadora da Conferência Nacional), Rafael Davi Campos, aproveitaram o espaço pra mobilizar as juventudes a ficarem atentas às recomendações do Ministério da Saúde, anunciaram que a SNJ e o CONJUVE estão pensando em ações que podem fazer conjuntamente para colaborar no enfrentamento à pandemia e também explicaram como foi o processo de decisão que levou à suspensão da realização das etapas da Conferência em todo o Brasil.
“Por unanimidade, a Comissão Organizadora compreendeu a importância desse momento e decidiu suspender as etapas da Conferência Nacional de Juventude”, explicou Rafael. Ele disse que a reunião foi realizada por videoconferência, com votação à distância. Jayana destacou algumas iniciativas que jovens estão disseminando pelas redes sociais, tais como ficar em casa, em isolamento social e fixar cartazes em locais estratégicos se colocando à disposição para ir à farmácias e supermercados para ajudar idosos(as) a terem menor chance de se contaminarem com o novo coronavírus. “Mandei hoje um e-mail para o Rafa repassar pra todos os conselheiros nacionais de que nesse momento a gente tem que se unir pra proteger os mais velhos, proteger as pessoas que estão nos grupos de risco”, comenta Jayana.
Assista ao vídeo completo logo abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=8zG1PtfSwoo
Mais tempo para organizar os eventos
Com a suspensão das etapas das Conferências, gestores municipais terão mais tempo para planejar e organizar alguns aspectos do evento e a sociedade civil também pode ter mais chances de organizar conferências livres. Veja a seguir, como era a previsão dos prazos anteriormente (fonte: Portaria n° 512, de 5 de Março de 2020):
– Conferências Municipais ou Intermunicipais: de 1º de março de 2020 até 10 de maio de 2020;
– Conferências Estaduais ou Regionais e do Distrito Federal: de 11 de maio de 2020 até 20 de junho de 2020;
– Conferência Virtual (para quem não se elegeu delegado/a ou, por dificuldades de acesso não pôde participar às etapas anteriores; organizada pela Comissão Nacional): até o dia 20 de junho de 2020;
– Conferência para representantes de Povos e Comunidades Tradicionais: até o dia 20 de junho de 2020;
– Conferência Nacional: entre os dias 12 de agosto de 2020 e 14 de agosto de 2020.
As novas datas das etapas das conferências não foram divulgadas e só devem ser anunciadas após o período de pandemia, por deliberação da Comissão Organizadora do evento, atenta às indicações das autoridades de saúde e de governo. Acompanhe o site e as redes sociais da Conferência Nacional de Juventude para saber das novidades sobre o evento.
Facebook: https://www.facebook.com/4conferenciajuventude
Instagram: https://www.instagram.com/conferenciajuventude/
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UC-2ex31l01qJiOwjKBZbJzQ
Flickr: https://www.flickr.com/photos/conferenciajuventude/
Twitter: https://twitter.com/4_nacional