A plataforma de cursos on-line eduK disponibilizou em seu canal de Youtube, em março de 2015, as três partes do bate-papo gravado no âmbito do projeto “EduK convida: Fotojornalismo”. O material funciona como um programa televisivo, com a participação de grandes nomes do fotojornalismo brasileiro, recheada de histórias de profissionais que atuaram em campo durante momentos emblemáticos da vida política do nosso país. Fica evidente, por outro lado, a ausência de profissionais negros(as) e duas únicas convidadas mulheres – uma atuando mediação e outra como fotojornalista.
Cada parte do conteúdo tem duração de pouco mais de uma hora, onde nos é apresentado um panorama dos desafios enfrentados por fotojornalistas desde o período da Ditadura Militar até os dias de hoje, com a revolução dos equipamentos digitais digitais e a volta da criminalização da imprensa e da violência contra os(as) trabalhadores(as) da comunicação.
A relação com a redação, a autonomia e independência na realização de determinados trabalhos, as estratégias para driblar a censura, espírito empreender na produção e venda de trabalhos para veículos de comunicação, as novas possibilidades trazidas via mídias digitais, edição e seleção fotográfica, relação dos jornais com as agências de fotografia e de notícias, além de diversas outras temáticas acabam sendo tratadas ao longo do bate-papo. Limites da atuação profissional e dilemas éticos também são abordados.
Confira a seguir cada um dos vídeos da série:
https://www.youtube.com/watch?v=aDfs1CQgw0w
—
Compartilhe o link desse post com aquele seu amigo(a) apaixonado por fotojornalismo 😉